José Manuel Santos é o único candidato à presidência da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. As eleições decorrem esta segunda-feira, em Évora.
A junção da liderança da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA) e da agência que promove o cluster além fronteiras estava na carteira estratégica de José Manuel Santos e vai cumprir-se esta segunda-feira, nas eleições que vão eleger a nova equipa por si chefiada.
O objetivo principal é melhorar a gestão do processo de desenvolvimento turístico de forma integrada e unificar as várias funções que importam ao crescimento do destino e à engenharia de todo o produto. “Com as duas equipas a remar para o mesmo lado, otimizamos recursos e teremos uma linha de orientação integrada. Isso significa que o marketing internacional vai ficar associado à estratégica global”, explica ao Semmais o presidente da ERTA, José Manuel Santos.
Para este novo ciclo, o líder do turismo do Alentejo conta com “uma equipa renovada”, que aposta numa visão mais ambiciosa para captar turistas no estrangeiro. José Manuel Santos, salienta o facto de a candidatura estar suportada num grupo alargado de empresas e associações que se juntaram para corporizar o projeto: “Temos gente mais nova, que pode imprimir uma energia redobrada e que vai somar ao grande património de conhecimento e de trabalho que a agência tem dado ao Alentejo nos últimos 20 anos”.
E a altura não podia ser mais certeira, já que vão ser reequacionadas as políticas públicas para o setor em Portugal, nomeadamente o pacote de desenvolvimento da contratualização externa e a estratégia 2035. Sobretudo, porque o país atingiu nos últimos três anos as metas que estariam previstas para 2027.
Mas os desafios são enormes, com José Manuel Santos a defender que o principal é “aumentar a procura externa” no Alentejo. “Estamos presos num ciclo vicioso em que as dormidas de turismo internacional representam cerca de 34%, com enorme margem para crescer”, explica, acrescentando que “há oferta instalada e estão em marcha mais doze unidades hoteleiras”, não só no Litoral mas também no interior.
Para já, a nova equipa da Agência Regional de Promoção Turística tem um hercúleo trabalho pela frente, que passa por recuperar os mercados espanhol e brasileiro e intensificar o mercado norte-americano, que ano passado cresceu 16,5%. “Vamos ter que encontrar soluções e respostas para inverter a queda de 12% registada com turistas do país vizinho e continuar a impulsionar o mercado americano que tem crescido de forma constante na nossa região”, afirma José Manuel Santos.






