Veja os destaques que marcam esta edição.
O apelo das unidades de saúde do distrito à dádiva para evitar carências na Imunohemoterapia faz manchete na edição desta semana. Assegurar reservas de sangue adequadas é cada vez mais um desafio, provocadas pela menor frequência de dádivas, apesar do número de dadores não ter sofrido grandes alterações.
A escassez de lampreias do Sado é outro assunto que assume destaque nesta edição. Os últimos exemplares desta espécie endémica encontram-se na Ribeira da Marateca e já são pouco mais de uma centena. Previsões apontam que poderá desaparecer até 80 por cento dentro de um século.
Damos espaço ainda às preocupações com a população desempregada no distrito, que segundo o presidente da UGT Setúbal já chega às 30 mil pessoas. Em entrevista, Manuel Fernandes demonstrou também o seu receio sobre “Via Verde” para a imigração que estaria a ser negociada entre os patrões e o Governo e que na sua opinião servirá para potenciar a precariedade e o trabalho escravo.
Nas páginas dedicadas aos municípios, olhamos como decorre a operação de recolha porta-a-porta de resíduos indiferenciados nos bairros Santos Nicolau e Nossa Senhora da Conceição em Setúbal e que abrange 300 moradias. No Seixal, a autarquia deu mais um passo para o investimento de perto de oito milhões de euros em dois equipamentos escolares.
Em cultura destaque para a realização da 5ª edição da Mostra Internacional de Artes Performativas, que decorre em Almada até ao dia 11 de maio. E ainda a peça “O Cheiro fresco e suave da neve”, pela Ensaiarte, que regressa a palco este sábado no Pinhal Novo.
Relativamente a desporto, espaço para a participação positiva do Vitória FC no último campeonato de Duplo-Mini Trampolim e Tumbling, com a conquista de seis títulos nacionais. Há ainda mais boas notícias, desta feita a virem do Barreiro, com o Galitos a apurar-se para os playoff da Liga de Basquetebol, onde vai defrontar, na primeira ronda, o Sporting CP, um dos favoritos da competição.
Estas e outras notícias, no seu jornal de referência no distrito de Setúbal.