Liberais “piscam o olho” a um segundo deputado num território de esquerdas

Partido volta a apostar em Joana Cordeiro, eleita em duas legislaturas consecutivas, para liderar candidatura. Marta Pereira sobe a número dois e pode ser a segunda deputada eleita dos liberais.

Consiente do peso do distrito nos resultados eleitorais, a Iniciativa Liberal foi o primeiro partido a colocar o líder nacional na região. Acompanhado pelas figuras máximas da lista por Setúbal, como a cabeça de lista Joana Cordeiro e a número dois Marta Pereira, Rui Rocha rumou ao Mercado do Livramento, em Setúbal, na primeira manhã da campanha.

Entre as bancas de legumes, fruta e peixe, a caravana, um pouco mais mobilizada do que há um ano, viu Rui Rocha a não ter receio de se aproximar dos comerciantes que o receberam e relataram dificuldades nas vendas, impostos, rendimentos e reformas.

“Sabemos que este distrito continua a votar maioritariamente à esquerda, mas temos crescido, e trabalhado no terreno em proximidade, para tentar passar as mensagens da IL”, destacou Joana Cordeiro.

Os liberais percorreram o mercado e Rui Rocha até tentou abrir ostras, um das iguarias do Sado. “É mais jeito do que em força”, comentou, passando o abridor para as mãos de Susana.

Mesmo ali ao lado, numa banca de peixe, a conversa sobre jovens qualificados e emigrantes levou uma vendedora às lágrimas. “É muito difícil. Os nossos filhos e netos formam-se aqui e depois têm de ir lá para fora. As saudades apertam”, disse a vendedora a Rui Rocha que, vendo a sua emoção, voltou para abraça-la. “Infelizmente é o caso de tantos jovens. É por isso que temos de mudar o país, para que seja um lugar em que os nossos possam viver, criar riqueza e que as empresas possam investir”, assegurou.

No fim da primeira visita ao distrito, os liberais não esqueceram as dificuldades que diversas valências do SNS passam neste terrritório O líder prometeu que, caso faça parte de uma solução governativa, todas as grávidas terão acesso a uma urgência aberta a partir de 2026.

Nas restantes iniciativas, Joana Cordeiro assumiu as rédeas da caravana da IL, reunindo com as administrações das Unidades Locais de Saúde, mas também em ações na rua no Mercado Caramelo, em Pinhal Novo, e na Costa da Caparica.

Na última semana, voltaram a investir forte e Rui Rocha regressou a Setúbal para visitar os Estaleiros da Mitrena, onde opera Lisnave. “Aqui faz-se a reparação de navios de todo o mundo. É um bom exemplo de uma atividade com franca dificuldade e com a gestão correta, através de uma concessão, praticamente totalmente privada, conseguiu colocar a recuperação e intervenção de navios em patamares de excelência internacional”, disse o líder, que no fim da visita apontou para o horizonte e referiu “ali é o caminho para a prosperidade”, fazendo alusão a um grande navio vermelho que estava atracado.