A procissão fluvial e noturna o fogo de artifício e a queima do Batel são os momentos altos das Festas Populares de S. Pedro que atraem milhares de pessoas ao Montijo no final deste mês. A montagem de um posto médico avançado e de um posto de comando são as novidades.
Bárbara Tinoco, Bandidos do Cante e Fernando Daniel são os cabeças de cartaz da edição de 2026 das Festas Populares de S. Pedro que saem à rua a partir de hoje até a 1 de julho, no Montijo. O orçamento ronda os cerca de 550 mil euros. Além dos grandes concertos, o evento conta com folclore, fados, corrida e largada de touros, marchas populares, a procissão fluvial e a noturna de S. Pedro, o cortejo marialva, noite de comes e bebes, noite do pescador, onde é oferecido à população a tradicional massinha de peixe, bifanas e vinho, o tradicional almoço da classe piscatória, sevilhanas, bibe elétrico, concurso de embarcações engalanadas, bandas filarmónicas, bailes, Dj´s e, a fechar, o tão desejado fogo de artifício e queima do batel.
Para o presidente da câmara do Montijo, Fernando Caria, apesar de algumas dificuldades financeiras, as expetativas para as festas deste ano são “as melhores”. “Fizemos os possíveis para que, em poucos meses, conseguíssemos reunir todas as condições para montar uma festa à altura daquilo que as Festas Populares de S. Pedro merecem. Em colaboração com as várias associações, conseguiu-se reunir as condições necessárias para que as festas tivessem um patamar ainda mais acima do que é habitual para que o Montijo se encha de muitos visitantes”, disse o autarca aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação do evento.
Já o presidente da comissão das Festas Populares de S. Pedro, Marcos Lopes, afirmou ao Semmais que o evento levou “quatro meses” a preparar: “Houve muito planeamento e muito trabalho extra em tempo recorde e hoje estamos a apresentar umas festas com muita qualidade”. Como destaque deste ano, o responsável realça a presença da marcha de Alfama, a grande vencedora deste ano em Lisboa, com o tema “Os Santos devem estar loucos”, a qual se junta a outras de idosos do concelho, também à de Ribeira de Frades e à dos Bombeiros de Carcavelos e de S. Domingos de Rana.
Marcos Lopes destaca outra novidade, que é de “grande relevância” para a segurança e socorro dos visitantes das festas. “Este ano irá ser montado um posto médico avançado na zona do palco principal, com a presença de vários médicos e enfermeiros, e um posto de comando, que faz todo o registo de ocorrências. Só numa situação crítica é que um doente será transportado ao hospital mais próximo”, sublinha.






