O imóvel detido pela autarquia, recebeu aprovação da classificação, por unanimidade, do executivo municipal, aguardando agora a deliberação da assembleia.
O presidente da câmara, Fernando Pinto, destacou o valor patrimonial do edifício, localizado na rua Dr. Ciprião de Figueiredo n.ºs 24 a 30, dizendo que “este edifício faz parte da nossa identidade social, cultural e da nossa identidade enquanto alcochetanos e é recordado como o edifício do antigo centro de saúde, mas teve já outras valências”. O autarca salientou que “do ponto de vista técnico, reúne todas as condições para ser declarado de Interesse Municipal o que no futuro poderá ser muito útil numa candidatura ao Quadro de Apoio Comunitário”.
A propriedade é uma casa senhorial de características rurais, construída no final do século XIX, sendo que à data da construção encontrava-se fora do aglomerado urbano antigo da vila de Alcochete, que se desenvolveu ao longo das vias, ocupando os limites das quintas. A casa era envolvida lateralmente por edifícios de rés-do-chão, posteriormente demolidos, e substituídos por prédios de habitação coletiva nos anos 60 e 70.
O edifício cumpriu funções habitacionais, até ser adquirido pela autarquia em 1981 para o funcionamento de serviços e instalação da Fundação João Gonçalves Júnior (IPSS). Posteriormente acolheu o Centro de Saúde de Alcochete e, atualmente, encontra-se devoluto e serve de arrumos ao Museu Municipal de Alcochete, que se encontra localizado no mesmo arruamento.






