Reguengos coloca em marcha a desinfeção de todos os lares de idosos do concelho

À margem da iniciativa, foi colocado em prática o plano da Comissão Distrital de Proteção Civil, que levou à instalação e operacionalização de diversos espaços de contenção.

Iniciou esta quinta-feira a operação de desinfeção preventiva de todos os lares de idosos do concelho de Reguengos de Monsaraz, posta em marcha pelo município. A iniciativa consiste na vaporização dos espaços com desinfetante e está a ser levada a cabo pela empresa Controlo XXI, em articulação com a Proteção Civil Municipal e os responsáveis técnicos de cada lar.

Ao que a autarquia explica, em comunicado, o produto desinfetante irá deixar uma película protetora durante vários dias, resiste a lavagens frequentes e não é nocivo para os utilizados das entidades, permitindo que tudo funcione normalmente.

Também no âmbito da prevenção e combate à pandemia de coronavírus, o município instalou e tornou operacional, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa, uma zona de acolhimento de reforços operacionais com 30 camas preparadas (e mais 35 em reserva) para acolher elementos da Proteção Civil e profissionais de saúde. Esta zona foi instalada no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos.

A estas 65 camas juntam-se mais 60, preparadas para assegurar a primeira linha dos Planos de Evacuação das Estruturas Residenciais de Pessoas Idosas (ERPI), e outras 20, em disponíveis em alojamentos turísticos para eventuais operações de evacuação.

Na segunda linha do plano da Comissão Distrital de Proteção Civil, estão a postos as instalações de Sociedade Harmonia Sanmarquense, Centro Cultural Cumeadense e uma parte do Centro de Emprego do IEFP.

Disponíveis para acolher operacionais e profissionais de saúde que queiram descansar ou cumprir quarentena fora do ambiente familiar estão ainda 50 camas em alojamentos turísticos do concelho.