dav

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

Pedro Santos assumiu, esta semana, a presidência da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição do Montijo (UMNSC), por decisão dos associados que o elegeram para continuar o trabalho que iniciou, há pouco mais de um ano, depois do “afastamento do anterior presidente, por questões de ordem pessoal e familiar”.

O ato eleitoral, ao qual Pedro Santos se candidatou sem concorrência, ditou o fim do mandato “mais difícil da história desta instituição”. “A UMNSC encontrava-se, no dia 27 de agosto de 2016, quando esta direção tomou posse, sem tesouraria e com um passivo acumulado de cerca de 10 milhões de euros, sendo a maior parte exigida a curto prazo.

Decidiu-se solicitar um Processo Especial de Revitalização (PER) de modo a permitir a continuidade da existência da instituição”, disse ao Semmais.

O PER permitiu negociar, com todos os credores, um plano de pagamento do passivo a 20 anos e “encontrar alguma estabilidade para poder continuar com a atividade”. A identificação das valências estratégicas da instituição, que deveriam ser continuadas, e a criação de parcerias foram os passos seguintes. “Estabelecemos uma parceria com o Grupo Mello Saúde para gestão da clínica, garantindo-se todos os benefícios dos associados”, foi descontinuada a área de negócio de Higiene e Medicina no trabalho “por se verificar não estratégica”, e foram tomadas “decisões de gestão que visaram o outsourcing de alguns serviços não estratégicos como cozinha, limpeza e contabilidade”.

Uma reestruturação que permitiu estabilizar as contas da instituição, que apoia mais de 1000 utentes nas oito valências em que presta serviço, entre elas uma casa abrigo, e que emprega cerca de 200 pessoas. “Felizmente, apesar destes últimos anos terem sido muito difíceis, conseguimos estabilizar as contas e, ao fim de muitos anos, permitir à instituição ter uma exploração positiva, apesar de alguma penalização resultante dos custos da reestruturação”.

Pedro Santos admite que “a unificação da imagem da instituição, a requalificação das instalações de algumas das nossas valências e a consolidação de uma política de melhoria contínua que queremos implementar em todas as unidades”, são bandeiras deste novo mandato.

Ao longo do tempo a UMNSC tem vindo a “aumentar o seu papel e a sua presença na vida da comunidade” e tem vindo a “diversificar as suas áreas de intervenção”, desde as questões sociais, às áreas da saúde, infância e idoso, sem descurar os associados com os quais Pedro Santos quer reforçar a ligação.

“Os associados têm, desde logo, um conjunto de mais valias e de benefícios que vão desde descontos significativos na farmácia, até condições vantajosas nas consultas em múltiplas especialidades médicas e exames no centro clínico. Com a parceria com o grupo Mello Saúde para a clínica, os associados podem usufruir das mesmas vantagens, que foram contratualmente garantidas, com a modernidade e a qualidade reconhecidos ao grupo Mello Saúde. Gostaríamos, no entanto, que a relação dos associados com a UMNSC fosse, ainda, mais próxima. Para isso, estamos a perspetivar um conjunto de iniciativas, que passam pela criação de uma nova imagem e por um incremento do contacto com os associados por diversos canais. Nos próximos tempos serão desenvolvidas campanhas para angariação de sócios, iniciativas que queremos lançar em paralelo com o desenvolvimento da nova imagem”, conclui.