“Está tudo bem!…Só que não.” é o mote do ciclo de debates que vai decorrer, a partir de segunda-feira, dia 6, nas escolas do concelho de Setúbal. O objetivo é desmistificar conceitos e ideias sobre a doença mental.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

Promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, a iniciativa visa também “estimular positivamente os jovens para o bem-estar emocional, psicológico e social”, adianta a autarquia na sua plataforma digital

Depressão, suicídio, ansiedade e isolamento são, neste contexto, os temas a serem analisados pelo painel de especialistas convidados, que desmistificam ainda mitos relacionados com a doença mental no sentido de dotar os jovens com “ferramentas que possam utilizar para estimular o próprio bem-estar emocional”.

Haverá espaço para as intervenções dos alunos, que podem colocar questões e tirar dúvidas com os oradores, através da participação ativa e direta, ou anonimamente por escrito. Cada sessão conta com um painel de três oradores, representantes de grupos formais e informais, cuja área de trabalho ou intervenção se enquadra na temática da saúde mental.

Do painel de oradores fazem parte o autor do podcast “Naturalmente Ansioso”, Tiago Galvão; a diretora do Festival Mental, Ana Pinto Coelho; o artista plástico, professor e investigador Ricardo Guerreiro Campos; o músico e ator de teatro André Moniz e o professor de desporto e fitness Hélio Silva.

O ciclo de debates conta ainda com intervenções dos psicólogos André Rodrigues, Beatriz Franco e Carla Ricardo e de representantes do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de São Bernardo.

Participam na iniciativa, a decorrer de 6 a 16 de janeiro, as escolas básicas de Aranguez e de Azeitão, escolas básicas e secundárias Lima de Freitas e Ordem de Sant’Iago, escolas secundárias Sebastião da Gama, D. João II, D. Manuel Martins e du Bocage, Escola Profissional de Setúbal, Escola Profissional Cristóvão Colombo e a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.