O avião C-390, equipado com componentes fabricadas no Alentejo, vai equipar em breve a Força Aérea Portuguesa.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

O avião militar de transporte misto Embraer KC-300, também conhecido por C-390 Milennium, que tem na sua composição diversos equipamentos construídos numa das fábricas da marca, em Évora, completou com êxito diferentes testes de lançamento de carga em voo.

“Os comentários extramente positivos dos pilotos da Embraer e da Força Aérea Brasileira confirmam o desempenho superior desta aeronave durante as operações de lançamento de cargas em voo”, anunciou a construtora aeronáutica brasileira, confirmando desse modo a excelência do trabalho efetuado na unidade industrial instalada em Évora.

Os testes da Embraer realizaram-se no Arizona, Estados Unidos da América, consistindo no lançamento em voo de uma plataforma com um peso máximo de 19 toneladas. Os bons resultados obtidos neste tipo de exercício confirmam não só as expetativas em relação a uma aeronave destinada ao transporte de pessoas e material, como comprovam a qualidade das componentes que são fabricadas no Alentejo.

Portugal, que tem em marcha o processo de substituição dos Hércules C-130 por cinco aviões da Embraer, possui fábricas desta unidade brasileira em Évora e em Alverca (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico). A compra dos cinco aviões brasileiros está estimada em 827 milhões de euros.