Construção do novo troço ferroviário Évora Norte/Freixo arranca

A obra tem um prazo de execução de 540 dias e será desenvolvida pelo consórcio que integra as empresas Fergrupo, COMSA e Constructora San Jose, segundo a Infraestruturas de Portugal.

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A construção do novo troço ferroviário entre Évora Norte e Freixo, que integra o futuro Corredor Internacional Sul, implica um investimento de 46,6 milhões de euros, terá uma extensão de 20,5 quilómetros e encontra-se inserida no Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional “Ferrovia 2020”.

De acordo com comunicado da Infraestruturas de Portugal (IP), a obra contempla, entre outros trabalhos, a criação de nova plataforma de via férrea, a execução de uma estação técnica e a construção de 13 obras de arte correntes e seis especiais, nomeadamente pontes ferroviárias. “A nova plataforma de via férrea e as obras de arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via”, lê-se na nota.

Com o início da construção do troço entre Évora Norte e Freixo (concelho de Redondo), estão já em desenvolvimento as três empreitadas da nova Linha de Évora, o que, no seu conjunto, representa a criação de 80 quilómetros de plataforma de via férrea integralmente nova.

Fará a ligação à Linha do Leste e é constituída pelos subtroços Évora Norte/Freixo (20,5 quilómetros), Freixo/Alandroal (20,5 quilómetros) e Alandroal/Elvas — Linha do Leste (38,5 quilómetros).