O Campus do Politécnico de Portalegre recebe, na próxima sexta-feira, o Fórum da Energia e Clima. A iniciativa, onde será debatida a crise climática, junta todos os membros fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
O evento, o primeiro do género que junta os países da CPLC, terá representantes da sociedade civil de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Estão previstas intervenções do presidente do Fórum da Energia e Clima, Ricardo Campos; do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva; do presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo; da presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira; do deputado da Assembleia Parlamentar da CPLP, Luís Moreira Testa; e do ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
No final da sessão proceder-se-á à plantação de diversas espécies adaptadas às cidades, ato que vai reunir 45 pessoas em representação de todos os países e que pretende simbolizar a união de todos os membros da CPLP na defesa do meio ambiente.
A música de expressão portuguesa será outro dos pontos em destaque no encontro, estando já confirmada a presença dos cantores Kikas, de Angola, Tonecas Prazeres, de São Tomé e Príncipe, Piki Pereira e Viola Mintó de Deus, de Timor Leste, Charbel Pinto, da Guiné Bissau, e Konu, de Moçambique.