Projeto com apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende criar bons hábitos alimentares, promover a diversidade alimentar e reduzir consumo de produtos processados.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
Promover uma alimentação saudável é o principal objetivo do Município de Sousel e do Agrupamento de Escolas local que, associados à Liga Portuguesa Contra o Cancro, iniciaram um projeto “Super Saudáveis” dirigido às crianças do 1º ciclo do ensino básico e jardins de infância.
A iniciativa pretende trazer para as escolas hábitos alimentares mais saudáveis, apostar na diversidade alimentar e contribuir para a redução do consumo de produtos processados, bem como incentivar e capacitar os pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.
Para dar início a este projeto, a vereadora da Educação, Sílvia Eliseu, visitou as escolas e entregou a todos os alunos um kit composto por uma caderneta e cartas de alimentos. Ao longo das próximas cinco semanas, o refeitório escolar vai servir um almoço e um lanche por semana que incluirá um alimento com “poderes super saudáveis”.
“Os Super Saudáveis” parte do conceito de “jogo em formato de cartas colecionáveis”, em que a criança apreende práticas de alimentação saudável com os colegas, pais e professores. No total cada criança colecionará 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis. Cada um dos alimentos tem diferentes níveis de superpoderes, em função do grupo alimentar da roda a que pertence.