Maior percurso mineiro urbano do país fica em Aljustrel

O tema das minas serve para, ao longo de 12 quilómetros, dar a conhecer novas perspetivas culturais e sociais.

 

São 12 quilómetros, percorridos entre três a quatro horas, e fazem deste percurso a pé o maior do género relativo a locais mineiros em Portugal. Fica em Aljustrel e contempla não só zonas urbanas, mas também passadiços de madeira e caminhos rurais.

O “Maior Percurso Mineiro Urbano do País” é um desafio que a Câmara de Aljustrel lança a todos os que gostam de fazer caminhadas, de aprender e desvendar novos segredos. Passo a passo, os amantes das caminhadas poderão embrenhar-se ruas e ruelas, por caminhos mais recônditos e por ali encontrarem vestígios arqueológicos e arquitetónicos, apreciar monumentos e património religioso, mas também tomarem conhecimento mais pormenorizado sobre o que é a vida agrícola e a realidade da atividade mineira.

A sinalética que os interessados deverão seguir intitula-se “Aljustrel tem uma mina” e já começou a ser instalada, quer no percurso urbano, quer na parte mineira. Será espalhada ao longo de 30 quilómetros e possui duas cores, uma amarela e outra vermelha, as quais indicam se o caminhante está a seguir a rota correta ou não. Este percurso, denominado “Pequena Rota” é de baixo grau de dificuldade, sendo acessível até para pessoas com mobilidade reduzida e invisuais, desde que devidamente acompanhados. O ponto de partia e chegada deste caminho deverá ser a antiga escola primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril.

Este percurso está homologado e registado e surge no âmbito do projeto TransAlentejo, que pretende dinamizar o turismo de natureza e ao qual a Câmara de Aljustrel se associou. É um projeto promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.