Estação Náutica de Monsaraz certificada pela Fórum Oceano

A rede de oferta turística náutica, organizada a partir da valorização dos recursos náuticos do território, valeu à Estação Náutica de Monsaraz a certificação da Fórum Oceano.

 

A certificação ocorreu a 27 de fevereiro, apenas um dia depois da assinatura, por parte do município de Reguengos de Monsaraz, de um protocolo com 24 parceiros. Entre eles a Associação Bandeira Azul da Europa, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Turismo do Alentejo.

Esta rede de oferta turística náutica prevê o englobamento de alojamentos, serviços de restauração, atividades náuticas e outros fatores que contribuam para a atração de turistas e que gerem valor e emprego nas suas regiões, bem como a organização de iniciativas culturais, desportivas (incluindo o desporto escolar) e de hábitos saudáveis, criando experiências diversificadas que permitam prolongar o tempo médio de estadia e o combate à sazonalidade.

Para esta certificação contribuíram também o Centro Náutico e a praia fluvial de Monsaraz, que muito têm feito pelo desenvolvimento do turismo no concelho. Já a Estação Náutica pretende aumentar o reconhecimento e a notoriedade destas infraestruturas, das empresas ligadas ao setor do turismo e conexos, e à barragem do Alqueva.

“A Estação Náutica de Monsaraz vai constituir-se como mais um fator de desenvolvimento do turismo no concelho”, considera José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

A Fórum Oceano apresenta-se como uma associação para o desenvolvimento do cluster do mar que trabalha na promoção, desenvolvimento e certificação das estações náuticas portuguesas.