O navio pertence a uma nova geração de porta contentores, reconhecida por ser “mais eficiente e sustentável em termos ambientais”.
O MSC AMBRA – nos seus portentosos 400 metros de comprimento, 61,5 metros de casco e um calado (profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha) de 16,5 metros – maior navio do mundo em operação comercial de carga contentorizada, fez este sábado, 29 de fevereiro, escala no Terminal XXI – Terminal de Contentores do Porto de Sines.
Com uma capacidade de 23.756 TEU (medida utilizada para calcular o volume de um contentor marítimo normal), o MSC AMBRA pertence a uma nova geração de porta contentores, reconhecida por ser “mais eficiente e sustentável em termos ambientais, oferecendo maior estabilidade e segurança na navegação”, revela o gabinete de comunicação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.
Em curso estão as obras de expansão do Terminal XXI, vocacionado para a receção de megacarriers como o MSC AMBRA – com capacidade para 24 fiadas de contentores -, que vai aumentar a capacidade da infraestrutura para 4.1M TEU, permitindo operar quatro megacarriers numa frente de cais com 1.750 metros.