Moura saúda regresso do abutre-preto à Herdade da Contenda

São 133 espécies de aves, 18 de mamíferos, 13 de répteis, 10 de anfíbios, três de peixes e 416 espécies de plantas que fazem dos mais de 5200 hectares da Herdade da Contenda, uma referência na conservação de fauna e flora em território nacional.

O abutre-preto, espécie considerada hoje “criticamente em perigo” pelo Projecto LIFE Natureza ’Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal’, foi dado como extinto no país há quase 50 anos e encontrou na Contenda, em 2015, o único local de reprodução em todo o Alentejo e o terceiro a nível nacional. Em 2017 eram quatro os casais nidificantes na herdade e, em 2019, o número ascendeu aos 10, fazendo já da Contenda a segunda maior colónia em Portugal.

Para celebrar os bons resultados deste projeto, assumido pela Câmara de Moura em 2010, o município publicou no seu canal de Youtube um vídeo intitulado “Herdade da Contenda – O regresso do abutre preto”, através do qual faz uma visita guiada à herdade e mostra ao público um pouco da história, da biodiversidade, das paisagens e, claro, do regresso do abutre preto, um dos ex-libris daquela área geográfica.

Mas esta linhagem de abutre – a maior e mais pesada ave de rapina da Europa, com cerca de três metros de envergadura de asas e um metro de altura -, não é a única espécie ameaçada a povoar aquela zona, que conta também com exemplares de grifo, águia-real, águia-imperial, milhafre-preto, milhafre-real, e até do saramugo, um dos peixes mais ameaçados do país, que encontra na ribeira do Murtigão o seu habitat natural.

É pela importância e grande diversidade de fauna e flora, resultantes do isolamento geográfico, da localização entre a serra Morena e a planície alentejana e da reduzida presença humana, que a Herdade da Contenda integra uma Zona de Protecção Especial e um Sitio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 – o principal instrumento para a conservação da natureza na União Europeia.

Quem tem dado um contributo fundamental para o sucesso da Herdade da Contenda, Empresa Municipal, é a Câmara Municipal de Moura, com a instauração de processos que permitem o estabelecimento de diversas áreas de intervenção, nomeadamente agropecuária, apicultura, turismo, exploração cinegética, exploração florestal, proteção do meio ambiente, educação e investigação científica.

Exemplo desta investigação científica foi a marcação e anilhagem pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) de uma cria de abutre-preto – à qual se deu o nome de Murtigão -, com emissores GPS e GSM em 2018 que permitiram não só seguir o espécime nos mais de 15 mil quilómetros que percorreu em 2019 nas suas viagens e regressos frequentes à Contenda, mas também ter uma ideia mais clara sobre a ecologia da espécie.