Politécnico de Portalegre quer fixar mais jovens no distrito

O objetivo é inverter a tendência da pirâmide etária de um distrito, onde a população activa continua a diminuir e o grupo de pessoas com mais de 65 anos continua a aumentar.

Contribuir para manter os melhores alunos que chegam ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e cativar aqueles que saíram para outros zonas do país, em busca de formação, a voltar é uma das prioridades da instituição, segundo Albano Silva, presidente do IPP.

Albano Silva deixou o alerta, à margem da iniciativa “Dias Aberto”, promovida pelo IPP, para o risco do distrito de Portalegre se tornar ainda mais envelhecido, caso os jovens não se fixem, em declarações à Rádio Portalegre.

“Dias Abertos” é um projeto que convida alunos do secundário a visitar as instalações de Ensino Superior da cidade e a conhecer as ofertas formativas ao seu dispor, recebendo dos coordenadores e professores das instituições informações sobre planos de estudo, perspetivas de empregabilidade, e outras sobre bolsas, residências para estudantes e condições de acesso à próxima fase de ensino.