Almada já reabriu ao público Jardim da Cova da Piedade

A requalificação do parque infantil e do mobiliário urbano foram apenas duas das intervenções efetuadas pela autarquia de Almada, num projeto que implicou um investimento superior a 500 mil euros.

A Câmara Municipal de Almada apresentou à cidade, ontem, 13 de março, o Jardim da Cova da Piedade, completamente renovado. Além do parque infantil e do mobiliário urbano, o Chalet Ribeiro Telles, cedido à associação de professores do concelho em 2007 para a criação da futura Casa do Professor, está agora transformado num novo pólo cultural.

“As motivações que levam a visitar o Jardim da Cova da Piedade podem ter vários contornos, mas partilham entre si uma emoção final de sabor muito especial”, afirma a autarquia em comunicado.

“Seja para encontrar um refúgio de tons florais, com um toque de história contemporânea, ou apenas para conhecer um espaço de desafogo onde o bulício citadino se atenua mesmo estando tão perto, ambas as possibilidades são motivos que justificam marcar um encontro com este jardim no coração da Piedade”, adianta.

Recorde-se que a história do Jardim da Cova da Piedade remonta ao século XIX, onde o local atualmente ocupado pelo espaço verde era um extenso terreiro onde se realizavam festas populares em homenagem à Nossa Senhora da Piedade. Recuperado em 1873, através de esforços conjuntos entre residentes com o apoio da casa real, o jardim passou a ser um dos locais de eleição para os passeios domingueiros. A estrutura original foi mantida até hoje, incluindo o coreto de ferro que, desde essa altura, tem sido palco de inúmeras atividades musicais.

A obra de reabilitação, aprovada em maio do ano passado, com um investimento superior a 500 mil euros, relvado e canteiros novos; iluminação pública reforçada; um quiosque novo, com instalações sanitárias, permitindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência; a  criação de uma zona ampla, para possível realização de eventos culturais; e uma zona ordenada com contentores para resíduos urbanos.