Cadeia de Setúbal não está a receber novos presos

Os detidos que se destinavam à Cadeia de Setúbal estão a ser encaminhados para Lisboa, estabelecimento prisional de alta referência. As saídas precárias podem deixar de ser concedidas e as visitas foram reduzidas.

O Estabelecimento Prisional de Setúbal não está a receber novos detidos, na sequência do agravamento da situação gerada pelo surto de coronavirus na região. “Os presos preventivos e outros que deveriam vir para Setúbal, estão a ser encaminhados para o EPL (Estabelecimento Prisional de Lisboa)”, confirmou ao Semmais Digital, fonte daquela cadeia.

Segundo a mesma fonte, outra medida que passou a estar em vigor tem a ver com os detidos que vão chegando de licença precária, obrigados a entrar de quarentena de imediato. “Nesta situação estão detidos que o juiz já tinha concedido saídas precárias”, acrescentou a fonte. É provável, no entanto, que a direcção da cadeia, situada nos Quatro Caminhos, em Setúbal, possa deixar de conceder estas benesses, em função do “agravamento do risco” face ao aumento de suspeitas na região.

Por outro lado, as visitas aos presos foram limitadas à escala nacional, nomeadamente proibição ao fim-de-semana e uma visita por detido durante os restantes dias.

O Semmais Digital apurou que o plano de contingência interno está a obedecer às “indicações da Diecção-Geral de Saúde, no que diz respeito aos cuidados de higiene e aglomeração de presos”, e mantém-se a presença, a tempo de inteiro, de serviços de enfermagem.