Associação Oncológica do Alentejo lança campanha “Nunca SÓS”

Uma equipa de voluntários está disponível, desde terça-feira, para auxiliar os doentes oncológicos, dando-lhes “acesso a vários produtos, bens alimentares, pão, fruta e suplementos nutricionais ou até um jornal para manterem o seu quotidiano.”

Para suprir as dificuldades dos doentes oncológicos, em tempo de crise e emergência, a Associação Oncológica do Alentejo (AOAL) colocou no terreno um novo projeto, “Nunca SÓS”.

A campanha consiste em intervir junto dos doentes que vivem com um problema oncológico para que “possam ter acesso a vários produtos, bens alimentares, pão, fruta e suplementos nutricionais ou até um jornal para manterem o seu quotidiano”, esclarece a presidente da AOAL, à Rádio Renascença.

Isabel Lobato lembra que estes doentes são, sobretudo, mais idosos, cujas necessidades alimentares são efetivamente grandes, “nos quais existe um emagrecimento abrupto, muitas vezes, havendo perdas de vários equilíbrios no organismo”.

Assim, a associação vai, com a sua carrinha, fazer as compras e depois entregar nos domicílios na cidade de Évora ou nos arredores “onde alguém precise da nossa ajuda”, acrescenta.

Desde terça-feira, uma equipa de voluntários, cumprindo todas as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) está disponível para auxiliar os doentes oncológicos ou familiares, que devem contatar pelo telefone, a AOAL, através do número 966797322.

E quem quiser juntar-se a esta causa, pode fazê-lo. Isabel Lobato destaca os requisitos: “não ter doenças cardiovasculares, hipertensões arteriais, diabetes, doenças oncológicas e doenças cardiorrespiratórias.”