Palmela reforça plano de prevenção da pandemia

A criação de um Centro de Alojamento de Emergência Municipal e a desinfeção dos lares de idosos são algumas medidas da autarquia para reforçar a prevenção no âmbito da pandemia da Covid-19.

Segundo a autarquia, o conjunto de medidas inclui também a criação de uma subcomissão de saúde da Comissão de Proteção Civil de Palmela, a funcionar em regime permanente, constituída pela autarquia, pelas corporações de bombeiros do concelho, Segurança Social, GNR e autoridade local de saúde.

Está igualmente previsto o apoio aos corpos de bombeiros, IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), associações de idosos e juntas de freguesia, através da cedência de equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas e fatos), álcool e hipoclorito de sódio.

A Câmara de Palmela pretende ainda estabelecer um protocolo com um laboratório de análises clínicas, para a realização de testes Covid a bombeiros e trabalhadores municipais que tenham estado em contacto, nas suas funções, com cidadãos infetados.

Entre outras medidas, a autarquia propõe também ter escolas em funcionamento para acolher os filhos de profissionais de saúde e de outros serviços essenciais, efetuar o recenseamento de empresas/entidades que poderão, em caso de emergência, garantir o alojamento e alimentação de cidadãos, equipas de profissionais de saúde, bombeiros e GNR.

Assegurar um serviço gratuito – “não saia de casa, nós vamos por si” -, de apoio a pessoas idosas na aquisição de bens essenciais e medicamentos é outra prioridade do município de Palmela no conjunto de medidas que incluem ainda diversas medidas de apoio ao tecido económico e empresarial da região, incluindo o apoio a estabelecimentos de restauração e comércio e uma campanha de promoção dos vinhos do concelho.