Politécnico cria manual de procedimentos para voluntários de Portalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre criou um manual de procedimentos, através dos seus professores da Escola Superior de Saúde, que deverá ser distribuído por quem integra o Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Portalegre.

O manual inclui formação básica e transversal em três áreas: cuidados de higiene e conforto, alimentação com ajuda e técnicas de posicionamento na cama e transferências com ajuda. Para além destes parâmetros, serão igualmente transmitidos ensinamentos relativos a medidas de proteção (como, por exemplo, como vestir e despir fatos de proteção), assim como noções básicas de comunicação com idosos.

Foi ainda designado um grupo de quatro professores da Escola Superior de Enfermagem para dar apoio de retaguarda através de um fórum criado para esclarecimento de dúvidas.

A Câmara Municipal de Portalegre considera que este é mais um passo para aumentar as capacidades de ultrapassar a crise provocada pela pandemia de Covid-19. No Hospital de Portalegre, sabe o Semmais Digital, encontra-se internada apenas uma pessoa com a doença, sendo o que a sua situação clínica não inspira, até ao momento, uma preocupação excessiva.