Jerónimo Martins investe 320 mil euros em unidade de cuidados intensivos em Évora

A Jerónimo Martins vai investir mais de 320 mil euros na conclusão, ainda este mês, na segunda unidade de cuidados intensivos (UCI) no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Em comunicado, o grupo dono do Pingo Doce indicou que “a nova unidade aumenta significativamente a capacidade de resposta da região”, perante o que pode “ainda vir a ser a evolução da pandemia da Covid-19”.

A futura UCI da unidade hospitalar alentejana, segundo a Jerónimo Martins, vai permitir “tratar 12 doentes em fase aguda da doença, ou seja, com insuficiência respiratória e necessidade de suporte de ventilação”.

Entre os equipamentos doados pela empresa de retalho encontram-se um RX portátil, uma central de monitorização, 14 monitores e outros tantos módulos de capnografia (tecnologia que permite avaliar o estado ventilatório de um doente), um capnógrafo para ventilador G5, um adaptador para capnógrafo e 60 seringas Space.

O grupo dono do Pingo Doce realçou que, “apesar de o Alentejo ser, à data e a grande distância, a região de Portugal Continental com o menor número de infetados e a única sem qualquer registo de morte resultante da pandemia da Covid-19, o muito elevado índice de envelhecimento populacional constitui um fator de preocupação adicional”.

De acordo com o Grupo Jerónimo Martins, o HESE “já colocou todas as encomendas junto das empresas fabricantes” e espera começar “ainda este mês” a receber os equipamentos.