São já 544 as pessoas testadas positivas no distrito de Setúbal

O distrito de Setúbal registou, de quinta para sexta-feira, uma das maiores subidas do número de infetados desde que a pandemia foi declarada em Portugal. Segundo os dados da Direção Geral de Saúde (DGS) os doentes confirmados são agora 544, mais 64 do que na véspera.

O aumento verificado em Setúbal acompanha, de resto, a situação das restantes regiões e distritos do país. A aludida segunda vaga da pandemia, para a qual a DGS já havia alertado, parece estar a confirmar-se, tendo agora sido contabilizados 435 mortos (mais 26 que no dia anterior) e 15.472 infetados (um acréscimo de 1509 casos).

A nível distrital as situações mais graves continuam a ser as que se verificam em Almada e Seixal, com, respetivamente, 140 e 125 doentes. O concelho do Barreiro conta agora com 74 e Setúbal soma 52. Na Moita existem 51 doentes confirmados e no Montijo 37. Mais desanuviados parecem estar os concelhos de Sesimbra (17 doentes), Palmela (14) e Alcochete (nove).

Nos concelhos do Litoral Alentejano que integram o distrito de Setúbal constata-se que persistem algumas divergências entre o que é avançado pela DGS e o que é reportado pelas câmaras municipais. Tal acontece em Grândola, com as autoridades nacionais a mencionarem quatro infetados e a edilidade a referir dez, e em Sines, onde a DGS diz que existem quatro pessoas com o vírus e o município a referir apenas dois.

Nos concelhos de Santiago do Cacém e Alcácer do Sal contaram-se, nas últimas 24 horas, oito e cinco doentes.

O relatório de situação da DGS diz que na região Norte existem agora 8897 doentes e 240 mortos. No Centro, onde a relação entre infetados e vítimas mortais é a mais elevado do país, existem 2197 doentes e 107 óbitos. Já em Lisboa e Vale do Tejo há registo de 3821 casos positivos e de 78 falecimentos. O Algarve conta com 279 doentes e oito vítimas mortais, enquanto que nos Açores os números subiram para 9 pacientes confirmados e dois mortos. No Alentejo e na Madeira não há vítimas a lamentar, contabilizando-se, respetivamente, 125 e 59 infetados.

No país existem agora 15.7 pessoas infetadas, das quais 1179 estão internadas. Destas, 226 encontram-se em unidades de cuidados intensivos. O número total de recuperados é agora de 233.

Um dispositivo policial de cerca de 35 mil guardas da GNR e agentes da PSP controla, praticamente, todas as estradas do país, tentando evitar a circulação desnecessária de pessoas. Recorde-se que, até ao dia 13 deste mês estão proibidas as saídas do concelho de residência a todas as pessoas que não possuam uma justificação laboração ou clínica válida.