Alentejo fica com 171 mil máscaras de um total de 12 milhões

Um documento do Governo relativo à distribuição do equipamento de proteção individual e clínico refere ainda que até ao momento apenas chegaram quatro ventiladores à região.

O Alentejo vai receber cerca 171 mil máscaras cirúrgicas das cerca de 12 milhões que o Governo se prepara para distribuir por todo o país para fazer face à pandemia de Covid-19. Os números constam de um relatório do Governo relativo à distribuição nacional de equipamento de proteção.

Foram até agora distribuídos 302 ventiladores pelo país, a maioria dos quais adquiridos pela Administração Central do Sistema de Saúde, havendo ainda alguns que foram emprestados e outros doados por particulares.

Do total de ventiladores, ainda de acordo com o que consta no mesmo documento, apenas quatro terão sido destinados ao Alentejo, tendo os mesmos sido oferecidos pela GALP (dois para o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e outros tantos à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo).

O Estado diz que já terão chegado ao país 25 milhões de equipamentos de proteção individual, sendo que cinco milhões foram canalizados para a Segurança Social, Defesa e Justiça.

O Alentejo tem cerca de 500 mil habitantes distribuídos pelos distritos de Portalegre, Évora e Beja e ainda pelos quatro concelhos do litoral que integram o distrito de Setúbal. A densidade populacional é de uma pessoa por cada por 18 quilómetros quadrados.