Santiago do Cacém instala Hospital de Campanha com 40 camas

O objetivo é reforçar a capacidade de resposta à Covid-19, num concelho que esta terça-feira regista 12 infetados e um caso recuperado.

A estrutura foi criada no pavilhão do Crédito Agrícola Costa Azul, que cedeu o espaço para ajudar a fazer face à atual situação de pandemia, e será ativada caso a Autoridade Local de Saúde considere necessário reforçar os meios de resposta, em complemento ao Hospital do Litoral Alentejano.

Para equipar este hospital, segundo uma nota da autarquia, a câmara municipal adquiriu 40 camas com estrado, colchões tipo hospitalar, lençóis, mantas e almofadas. Foi também adquirida uma tenda de campanha insuflável para, em caso de necessidade, avançar com um atendimento de Covid -19 noutra localidade do concelho.

O município tem igualmente equipado um espaço reservado ao acolhimento a não infetados com a Covid-19 no Pavilhão Municipal de Desportos de Santiago do Cacém com 40 camas de campanha e sacos camas, respetivo número de cadeiras, mesas e cestos, bem como 2 aquecedores.

O espaço destina-se a profissionais de várias áreas, ou a famílias numerosas que tenham nas suas casas infetado(s) em isolamento profilático, sem alternativa para o alojamento dos restantes familiares.

O pavilhão está dividido em três partes: uma masculina, uma feminina e uma zona destinada ao atendimento psicológico, caso seja necessário, sala de refeições, sala de leitura ou de outra atividade relevante.

Em complementaridade foram também compradas 1500 máscaras cirúrgicas para as Instituições de Solidariedade Social e Lares, 800 máscaras FP2, 400 das quais serão distribuídas pelas quatro Corporações de Bombeiros do Município.

Além deste material, foram ainda adquiridos desinfetantes à base de álcool para reabastecer os dispensadores colocados pela câmara municipal junto aos multibancos, que se encontram acessíveis ao público em espaço exterior.

A autarquia colaborou, ainda, na instalação no Centro de Saúde de Santiago do Cacém de uma tenda de triagem dedicada à avaliação e posterior análise de pessoas que apresentem sintomas da Covid-19.