Os números da pandemia aparentam estar a estabilizar. As autoridades de saúde recomendam que todos continuem a permanecer em casa.
O número de pessoas infetadas com Covid-19 no distrito de Setúbal baixou para 622, menos duas que no sábado. Uma diminuição ligeira que não pode ser encarada com uma regressão da doença e que não alivia as medidas preventivas em vigor, conforme o atestam as várias operações de fiscalização de trânsito que estão a detetar em todas as estradas elevado número de condutores que tentam deslocar-se para fora dos concelhos de residência sem motivos válidos para o fazerem.
O relatório de situação diária da Direção Geral de Saúde (DGS) refere hoje que em Almada existem 161 doentes (a Câmara Municipal fala em 155 e dois mortos) e no Seixal 138. No Barreiro o número de infetados é agora de 80 e em Setúbal 61 (o município refere 58 casos positivos, sendo que 46 estão em tratamento domiciliário). Há ainda 60 doentes na Moita, 41 no Montijo, 20 em Sesimbra, 19 e Palmela e 13 em Alcochete.
Nos concelhos do Litoral Alentejo integrados no distrito de Setúbal a situação também não conheceu grandes alterações. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal diz ter quatro doentes e um recuperado, enquanto a DGS refere cinco doentes. Em Grândola, segundo as estatísticas do município, existem 11 pessoas contaminadas e 18 em vigilância ativa, mas as autoridades nacionais reportam apenas sete casos positivos. Para a DGS existem 13 doentes em Santiago do Cacém, número que é contrariado pela edilidade, que fala de 12 doentes e três recuperados. Por fim, em Sines, a Câmara Municipal faz referência a dois infetados contra o dobro dos que são indicados pela DGS.
Em Portugal morreram com a doença, nas últimas 24 horas, mais 27 pessoas, sendo agora de 714 o total de vítimas. Há 20.206 infetados e 1243 internados, dos quais 224 estão nos cuidados intensivos. Os casos de recuperação são 610.
As estatísticas nacionais dizem que na região Norte existem 12.148 doentes e 409 mortos. Na região Centro os doentes são 2923 e os mortos 164. Em Lisboa e Vale do Tejo contam-se 4500 infetados e 126 óbitos. No Alentejo os valores permanecem inalterados, com 158 doentes confirmados e nenhum falecimento. No Algarve subiu para dez o número de falecimentos enquanto que os casos de doença confirmada são agora 310. Nos Açores existem 106 testes positivos e cinco falecimentos. Na Madeira, onde foram detetadas dez pessoas com Covid-19 na freguesia de Câmara de Lobos, o número de doentes é de 61 e não há óbitos.
Na última noite, de acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, chegaram a Portugal, provenientes da China, 75 ventiladores de uma remessa de 508 que já deveriam ter sido entregues na quarta-feira.