O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal manifestou o seu desagrado através de uma carta enviada ao ministro do Mar.
Na carta, dirigida a Ricardo Serrão Santos, Vítor Proença, manifesta “profundo descontentamento e discordância” pela aprovação de uma portaria (nº 88-B/2020, de 10 de abril) que passou a proibir a pesca ao fim de semana aos pescadores do Estuário do Sado, em particular às comunidades piscatórias da Carrasqueira, Comporta e Possanco.
Nas palavras do presidente do município de Alcácer do Sal, a portaria “vem prejudicar imenso o sustento das famílias”. “Pelas consequências graves que tem na economia das comunidades locais, deve ser urgentemente aprovado um Despacho excecional à Portaria citada” dado que “a base do sustento das famílias das comunidades piscatórias é a pesca sazonal do choco, que decorre entre o final do inverno e o início do verão”, propõe o edil.
Segundo um comunicado enviado ao Semmais Digital, “foi também dado conhecimento desta carta ao Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, à Junta de Freguesia da Comporta, à Presidente da Assembleia Municipal, Maria Antónia Mendes, e a instituições da freguesia da Comporta”.