Após mais de um mês de paragem, a unidade de Palmela vai voltar à laboração, com dois turnos. Os trabalhadores conheceram, hoje, as novas regras e receberam kits de higiene e segurança.
Perto de 2300 trabalhadores, distribuídos por dois turnos, regressam esta terça-feira, dia 28, aos seus postos de trabalho na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, depois da atividade ter sido suspensa há mais de um mês, no dia 17 de março.
A fábrica de automóveis recomeça assim, faseadamente, a funcionar depois de considerar que estão reunidas as condições de segurança para os trabalhadores. Neste processo faseado de regresso à normalidade e ainda a braços com a evolução da Covid 19, os dois turnos terão apenas seis horas de duração (7h às 15h30 e 15h30 às 23h50) e as equipas serão substituídas por outras duas na próxima semana. A partir de 13 de maio deve começar a laborar o terceiro turno, prevendo-se que a atividade contínua aconteça no mês de junho.
Esta segunda-feira, os trabalhadores foram chamados à fábrica para ficar a conhecer as novas regras de laboração e para receber os kits de higiene e segurança.
Segundo a Comissão de Trabalhadores a empresa está a fazer um esforço considerável para assegurar as condições de higiene e para salvaguardar a saúde dos trabalhadores, não só nos postos de trabalho como também nos transportes tendo triplicado o número de autocarros em alguns percursos de forma a uma menor concentração de pessoas no seu interior.
O refeitório da fábrica também se vai manter encerrado nas próximas semanas e a administração assegura uma refeição aos trabalhadores composta por sandes, água, sumo, bolachas, barra de cereais e uma peça de fruta que será entregue no posto de trabalho.