Câmara de Moura já prepara desconfinamento

As ações preventivas não cessam, havendo testes de despistagem programados e outros já realizado.

A Câmara Municipal de Moura prepara-se para reabrir a totalidade dos seus serviços a partir de 1 de junho, razão pela qual tem em atualização o plano de contingência Covid-19. Uma das primeiras medidas passa pela realização de testes a todos os seus funcionários que tem estado afetos aos serviços de maior exposição à doença.

Esta é, no entanto, apenas uma das várias ações municipais programadas, sendo que, em parceria com a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Bombeiros Voluntários de Moura, Moura Atlético Clube, GNR, PSP e juntas de freguesia, a autarquia irá avançar com uma nova ação de desinfeção de todas as ruas do concelho.

Os trabalhos de desinfeção são realizados hoje, a partir das 20h00, consistindo na pulverização de todas as ruas com produto desinfetante, peróxido de hidrogénio. Apesar de cientificamente esta não ser uma substância corrosiva, aconselha-se a todas as pessoas que retirem, momentaneamente, as viaturas do local onde estão estacionadas, aquando da passagem dos equipamentos de pulverização, para que esta ação tenha o resultado pretendido.

Entretanto, ontem, realizaram-se testes preventivos à Covid-19 a colaboradores e utentes da Fundação São Barnabé, em Moura. As colheitas inserem-se no Programa de Testagem Preventivo em Lares do Baixo Alentejo, que se encontra a ser operacionalizado por uma parceria alargada, que conta com a CIMBAL, o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Autoridade de Saúde, as Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, sob coordenação do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.