Barreiro instala iluminação LED e poupa 4,3 milhões em consumo

O investimento, superior a 3 milhões de euros, vai permitir à autarquia poupar 4,3 milhões de euros em consumo energético.

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) iniciou, segunda-feira, a substituição da atual rede de iluminação pública por um sistema LED, amigo do ambiente.

O investimento em 11 mil lâmpadas implicou um investimento superior a 3 milhões de euros, mas vai permitir poupar 4,3 milhões de euros em consumo energético.

Segundo um comunicado da autarquia, a substituição acontece “em sete fases contínuas e prolongam-se por três meses, permitindo ao município, nos próximos 12 anos, uma redução de despesa pública, cujo montante será integralmente canalizado para o investimento na cidade”.

Na mesma nota, o presidente Frederico Rosa afirma que “a mudança de mais de 11 mil luminárias para LED terá impactos muito grandes em todo o concelho, não só por permitir o reacendimento de luminárias que estavam há muito apagadas, como pela luz branca dos dispositivos que trará mais segurança, conforto e sustentabilidade do ponto de vista ambiental e financeiro para a autarquia”.

“Trata-se de um grande investimento feito pelo município e que dá ao Barreiro uma nova luz, mais homogénea, assim como vantagens para toda a população ao nível da segurança e da qualidade de vida”, afirma.

Por sua vez, o vereador do Planeamento da Câmara Municipal do Barreiro, Rui Braga diz que “apesar do momento atual em que vivemos, o Barreiro não pode parar e deixar de olhar para o futuro. Estamos finalmente a mudar a nossa iluminação pública, naquilo que foi um percurso longo, mas que não podia vir em melhor altura. O Barreiro e o país vão precisar de um dinamismo extra, de um pulsar diferente para a criação de novas dinâmicas após a pandemia”.

O vereador sublinha ainda que “que a autarquia tem estado a trabalhar em vários projetos e esta medida vai traduzir-se numa clara melhoria para a vida dos barreirenses, além dos benefícios ao nível ambiental e de segurança. O Barreiro dá o exemplo com esta mudança numa frente de trabalho muito forte, composta por sete equipas em simultâneo por todo o concelho”.

Já Bruno Vitorino, vereador da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, relembrou o trabalho já desenvolvido ao nível da eficiência energética e elogiou a medida de uso racional e eficiente. “Já substituímos toda a iluminação por LED, nas escolas cuja responsabilidade é da autarquia, e estamos neste momento com o projeto ecodesafio nas coletividades e IPSS. Logo, é com muita satisfação que vemos a mesma substituição ao nível da iluminação pública que vai permitir uma poupança de 60% em relação aos gastos atuais”, elogiou.

Com este novo sistema de iluminação, o Barreiro ficará também equipado com telegestão, permitindo um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público.