Subiu para 890 o número de infetados no distrito de Setúbal

Este sábado, há registo de mais 33 pessoas com Covid-19 no distrito. Um estudo diz que as famílias mais pobres são as mais penalizadas pela pandemia. O número de mortos no país é agora de 1126.

Continua a aumentar o número de doentes com Covid-19 no distrito de Setúbal. Hoje, de acordo com os dados da Direção Geral de Saúde (DGS) e das autarquias, são já 890, ou seja mais 33 do que na sexta-feira. Os apelos para que as pessoas se confinem em casa repetem-se, tal como se repetem os cuidados a tomar agora se aproxima a data de reabertura de muitos estabelecimentos comerciais, nomeadamente cafés e restaurantes.

Um estudo da Escola Nacional de saúde Pública hoje divulgado pela RTP, diz que, embora sem fazer regra, tudo aponta para que o número de doentes seja maior quanto menos desenvolvida é a região onde habitam.

O mesmo estudo estabelece ainda uma relação de casualidade entre a doença e o poder económico dos agregados familiares. Assim, de acordo com Joana Alves, uma das autoras do documento, é garantido que uma em cada quatro famílias cujo rendimento mensal é de 650 euros perdeu agora, em plena pandemia, todos os seus rendimentos financeiros. “Os que têm menor nível de rendimento são os que estão a suportar a pandemia. Há consequências desiguais para os agregados familiares”, diz.

Nos concelhos do distrito não param, entretanto, de aumentar os casos de doentes com Covid-19. Almada vai já nos 268 infetados, enquanto o Seixal tem 181 e o Barreiro 137. Também a Moita se aproxima já dos três dígitos, estando agora com 93 doentes ativos. No Montijo há 79 casos positivos, em Setúbal 67, em Sesimbra 23, em Palmela 20 e em Alcochete 16.

A DGS refere, em relação aos concelhos do Litoral Alentejano que integram o distrito de Setúbal, que há cinco doentes em Alcácer do Sal, dez em Grândola e 15 em Santiago do Cacém. Os municípios, por sua vez, apresentam versões diferentes. Alcácer do sal diz que tem apenas cinco anotações de pessoas recuperadas e nenhum caso ativo. Em Grândola existirão quatro doentes ativos, nove recuperados e 15 em vigilância ativa. Já em Santiago do Cacém os doentes efetivos serão dois e os recuperados 12.

Relativamente às regiões do país, constata-se que é no Norte que a doença continua a prevalecer, com 15.854 doentes e 645 mortes. No Centro contam-se 3581 doentes e 215 vítimas. Em Lisboa e Vale do Tejo já há 238 mortes e 7166 infetados. No Alentejo os números de hoje revelam 235 doentes e um morto. No Algarve contam-se 345 pacientes e 13 falecimentos, enquanto nos Açores existem 135 casos ativos e 14 óbitos. Por fim, na Madeira, não há mortes e contabilizam-se 90 infetados.

Até hoje morreram no país devido ao Covid-19, segundo refere a DGS, 1126 pessoas (um aumento de 12 casos face à véspera). Há agora 27.406 infetados e 815 pessoas estão internadas, das quais 120 em unidades de cuidados intensivos. O número de recuperados subiu para 2499.