Câmara de Setúbal agradeceu ao INEM

Os autarcas quiseram também inteirar-se das despesas diárias dos bombeiros voluntários em ações desenvolvidas no âmbito da pandemia.

Os vereadores da Proteção Civil e da Saúde da Câmara Municipal reuniram-se, na tarde de terça-feira, com elementos da base operacional do INEM Setúbal para transmitir uma mensagem de agradecimento pelo trabalho desenvolvido no contexto da pandemia.

“Estão a fazer um trabalho notável no combate à crise sanitária”, considerou o vereador da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, para agradecer “a todos os operacionais que estão, todos os dias, a segurar a pandemia”.

O autarca conversou com os técnicos das equipas de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), durante uma visita à base operacional em Setúbal, instalada em edifício contíguo à Unidade de Transição de Psiquiatria do Centro Hospitalar.

Carlos Rabaçal, acompanhado do vereador da Saúde, Ricardo Oliveira, aproveitou para perceber o que pode ser ajustado ao nível do sistema local de proteção civil e abordou aspetos relativos aos custos “pesados” com os equipamentos de proteção individual.

Segundo o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, José Luís Bucho, existe um elevado custo que os postos de emergência médica estão a ter” com os equipamentos de proteção individual. “Os bombeiros voluntários têm, em média, vinte serviços por dia. Cada equipamento, de utilização obrigatória, custa cerca de 35 euros”, disse.

A visita de ontem enquadra-se num conjunto de encontros que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, está a realizar com instituições na linha da frente de combate à Covid-19, destinadas a apresentar agradecimentos e a reforçar a presença do município junto destas entidades, bem como a traçar perspetivas de futuro.