Número de casos positivos permanece inalterado no Alentejo

A DGS refere a existência de 238 infetados e uma morte. No concelho de Moura prosseguem os testes de despistagem nos lares de terceira idade.

No Alentejo voltou a não haver qualquer alteração nos números relativos à pandemia de Covid-19. Existem, de acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS), 238 pessoas infetadas e uma morte. Apesar da aparente estabilização da doença prosseguem, no entanto, as ações preventivas para que, a partir de segunda-feira, os lares possam acolher visitas.

No concelho de Moura, que é em todo o Alentejo aquele que mais tem sido atingido pela doença (a DGS refere 68 casos positivos, enquanto a Câmara Municipal diz que são 50, mais 26 recuperados e 93 pessoas sob vigilância), estão hoje a ser feitos testes de despistagem no Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.

Em dias anteriores já decorreu a mesma operação na Associação Sobralense de Apoio ao Idoso, no Centro Social da Amareleja e na Fundação São Barnabé. Estas ações inserem-se num projeto que irá percorrer todas as estruturas residenciais para idosos no Baixo Alentejo, num total de 65 equipamentos.

Para além de Moura, há ainda a registar 23 doentes ativos no concelho de Évora, 14 em Serpa e 12 em Beja. A lista da DGS inclui depois nove casos em Almodôvar, oito em Elvas e em Vendas Novas, sete em Montemor-o-Novo, em Odemira e em Reguengos de Monsaraz (em Odemira, de acordo com a câmara municipal, existem cinco doentes ativos, dois recuperados e 36 pessoas em vigilância médica, enquanto que a autarquia de Reguengos diz que não tem doentes ativos e que conta oito recuperados). Existem também seis doentes em Portel, cinco em Portalegre e quatro em Cuba.

Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal contam-se, segundo a DGS, cinco casos em Alcácer do Sal, dez em Grândola e 16 em Santiago do Cacém. Estes valores não são, no entanto, totalmente coincidentes com os das respetivas câmaras municipais. Assim, Alcácer diz que não tem doentes ativos, mas apenas cinco já recuperados. Em Grândola, de acordo com a autarquia, há cinco casos efetivos, nove recuperados e ainda nove pessoas em vigilância. Por fim, em Santiago do Cacém, contam-se três doentes ativos e 12 que já recuperaram.

Na região Norte o número de doentes é hoje de 16.112 e as mortes ascendem a 667. No Centro há 3559 infetados e 221 falecimentos. Lisboa e Vale do Tejo é a segunda área mais atingida, com 7647 pacientes e 257 mortes. O Algarve apresenta 351 infetados e 14 vítimas mortais, menos uma do que nos Açores, onde o número de casos positivos é de 135. Por fim, na Madeira, os números são os mesmos de ontem, com zero mortes e 90 doentes.

Seguindo a tendência dos últimos dias, verificou-se novamente um decréscimo do número de pessoas internadas, as quais são agora 692, das quais 103 estão em unidades de cuidados intensivos. No país contabilizam-se 28.132 casos confirmados e 1175 falecimentos. Os recuperados já são 3182.