Número de infetados no distrito de Setúbal subiu para 1088

Amanhã reabrem as creches e muitos restaurantes. As autoridades reafirmam a intenção de multar quem não cumprir regras de segurança.

A menos de 24 horas da reabertura de creches e restaurantes, o número de casos de doentes com Covid-19 não cessa de aumentar no distrito de Setúbal. Hoje, de acordo com o relatório de situação diária da Direção Geral de Saúde (DGS) e dos dados das autarquias são já 1088, mais 41 que na véspera.

A reabertura de comércio e serviços é fundamental para tentar reabilitar a economia do país (Lisboa, segundo um relatório da Missão Crescimento, é a capital europeia que mais receitas estará a perder com a pandemia), conforme o têm referido incessantemente o Presidente da República e o primeiro ministro. Ontem Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa desmultiplicaram-se em ações de rua onde tentaram transmitir a necessidade de cada cidadão retomar a normalidade sem, contudo, descurar as regras de segurança.

Essa mesma segurança está, de resto, a ser alvo de especiais atenções por parte das forças policiais, as quais não só fiscalizam os estabelecimentos que já estão reabertos, como dão especial atenção aos transportes públicos, onde circular sem máscara de proteção está já a dar azo à aplicação de coimas que vão desde os 120 aos 350 euros.

No concelho de Almada existem hoje 298 casos positivos de Covid-19 confirmados. Segue-se o Seixal, com 253, e o Barreiro, com 166. Também acima da centena de casos estão os concelhos da Moita (111) e do Montijo (107). Em Setúbal a DGS confirma 76 casos positivos, tal como 25 em Sesimbra, 23 em Palmela e 21 em Alcochete.

Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal a DGS diz que há seis casos positivos em Alcácer do Sal, dez em Grândola e 16 em Santiago do Cacém. Estas câmaras municipais apresentam, contudo, números diferentes. Alcácer do Sal diz ter hoje um doente ativo e cinco recuperados, em Grândola existirão cinco doentes ativos, nove recuperados e 11 pessoas a serem vigiadas e, por fim, em Santiago do Cacém, serão dois os doentes efetivos e 12 os recuperados.

Nas várias regiões do país constata-se que a situação mais grave se verifica no Norte, com 16.352 doentes e 693 mortes. No Centro há 3626 infetados e 221 mortes. Em Lisboa e Vale do Tejo o número de pacientes é 8235 e o de vítimas mortais 273. O Alentejo conta 242 doentes e um só morto. Já no Algarve o número de óbitos é 15 enquanto o de doentes ascende a 356. Nos Açores há também 15 mortes confirmadas e 135 infetados. Por fim, na Madeira, mantém-se inalterados os valores: 90 casos positivos e nenhuma morte.

No país existem hoje 29.036 pessoas infetadas. Há 649 internados, dos quais 108 estão em unidades de cuidados intensivos. As mortes já são 1218 (mais 15 que no sábado) e os recuperados são agora 4636 (mais 814 que na véspera).