Subiu para 1180 o número de infetados no distrito de Setúbal

Subiu para 1180 o número de infetados com Covid-19 no distrito de Setúbal. São mais 33 casos do que os verificados na terça-feira, conforme o demonstram as estatísticas elaboradas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e os dados das autarquias.

Os aumentos diários que se têm verificado (no distrito e na generalidade do país) serão reflexo do novo período de desconfinamento, o qual tem levado mais gente às ruas e aos transportes públicos, uma vez que já reabriram creches, escolas, restaurantes, cafés e diversos serviços estatais e municipais.

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que a pandemia está ainda longe de poder ser considerada extinta ou até controlada, admitindo mesmo um recrudescimento da doença. O regresso ao estado de emergência é, pois, uma hipótese que o Governo não descarta, até porque com a reabertura das praias, admite-se que existam maiores dificuldades para fazer respeitar todas as regras impostas.

A propósito do cumprimento das regras, o ministro da Administração Interna, Eduardo Pereira, adiantou também que até ao momento, desde que entrou em vigor a segunda fase do desconfinamento, as autoridades já detiveram 24 pessoas por crimes de desobediência. No mesmo período foram aplicadas 61 multas e interpeladas mais de 1800 pessoas que tentavam viajar nos transportes públicos ou entrar em estabelecimentos sem utilizarem a obrigatória máscara.

Mas, mesmo com os aumentos verificados nos últimos dias, persistem as reclamações de vários setores de atividade devido aos prejuízos causados pela pandemia. Na hotelaria e restauração os profissionais pedem agora ao Governo que baixe o IVA de 13 para seis por cento, medida que o primeiro ministro, António Costa, garante que irá ser apreciada.

A restauração é uma das áreas que mais tem sofrido com os encerramentos decretados, sendo também uma das que mais desempregados tem contabilizado. De acordo com os dados do Governo revelados hoje, o mês de abril trouxe cerca de novos 1600 desempregados diários (106.706 no total), fazendo aumentar a taxa de desemprego, face aos números do mês anterior, em 22 por cento.

Quanto aos números de hoje da pandemia no distrito de Setúbal revelam que há 320 doentes em Almada, 275 no Seixal, 188 no Barreiro, 120 na Moita e 112 no Montijo. Em Setúbal os casos positivos ainda não chegaram à centena, sendo agora de 83. Sesimbra, com 26, Palmela com 24 e Alcochete com 23, encerram a lista das infeções identificadas pela DGS.

Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal, a DGS diz que existem sete casos em Alcácer do Sal (a câmara diz que há um doente ativo e cinco recuperados), em Grândola serão 11 (a autarquia diz que tem cinco casos ativos, nove recuperados e 11 pessoas em vigilância) e 17 em Santiago do Cacém (o município refere três ativos e 12 recuperados).

Por regiões contam-se hoje 16.488 doentes e 713 mortes no Norte. No Centro existem 3655 casos positivos e 230 falecimentos. Já em Lisboa e Vale do Tejo o número de pacientes é de 8688 e o de vítimas mortais ascende a 289. O Alentejo apresenta 248 infeções ativas e uma morte. No Algarve contam-se 356 doentes e 15 óbitos, tantos quantos os verificados nos Açores, onde o número de doentes é 135. Por fim, na Madeira, há os mesmos 90 infetados e zero mortes que vêm sendo anunciados há várias semanas.

A DGS informa ainda que hoje estão confirmados no país 29.660 casos positivos. Há 6452 pessoas já recuperadas da doença, enquanto 609 estão internadas (93 nos cuidados intensivos). O número de mortos é agora 1263.