A autarquia de Moura fez na noite de ontem, a partir das 20h, uma nova desinfeção dos arruamentos, objetos e superfícies. A decisão de manter este tipo de ações foi tomada depois de consultada a DGS.
Um estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeria que a pulverização de espaços públicos no âmbito do combate à propagação da Covid-19 poderia acarretar malefícios para as populações. No entanto, tanto a OMS como a DGS entendem agora que o referido estudo é inconclusivo, pelo que se mantém a aposta neste tipo de limpeza, refere a autarquia.
“Tendo em conta as recomendações das autoridades de saúde, a Câmara Municipal de Moura no seguimento das medidas de prevenção da propagação do Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), em parceria com a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Bombeiros Voluntários de Moura, Moura Atlético Clube, GNR, PSP e Juntas de Freguesia, irá avançar com uma nova ação de desinfeção de todas as ruas do concelho”, diz a edilidade em comunicado.
Em Moura, os trabalhos de desinfeção foram realizados ontem, 20 de maio, a partir das 20h00, consistindo na pulverização de todas as ruas com produto desinfetante, peróxido de hidrogénio. Apesar de cientificamente esta não ser uma substância corrosiva, o município aconselhou todas as pessoas a retirarem as viaturas do local onde estavam estacionadas.