Com a aproximação do fim-de-semana multiplicam-se os cuidados para serem cumpridas as regras de segurança nas praias.
Subiu para 1220 o número de pessoas infetadas com Covid-19 no distrito de Setúbal. Trata-se, de acordo com o relatório de situação diária da Direção Geral de Saúde (DGS) e dos dados das autarquias, de um aumento de 16 casos face à véspera.
A poucos dias da reabertura oficial da época balnear (6 de junho) já é visível o aumento de movimento nas praias da região. As regras para este ano, face à pandemia, são substancialmente diferentes. Não podem ser praticadas atividades desportivas, desde jogos de raquetas e futebol, não podem existir grupos com mais de dez pessoas e todos os banhistas devem guardar entre si uma distância mínima de metro e meio, sendo que a distância entre os chapéus de sol é de três metros.
O desrespeito por estas regras pode implicar a intervenção das autoridades de segurança e a aplicação de coimas, daí os alertas constantes da DGS, das autoridades policiais e das câmaras municipais.
O concelho de Almada regista hoje 330 casos positivos de Covid-19, sendo, em todo o distrito, o que maior número de doentes contabiliza. Nos dados estatísticos coligidos pela DGS seguem-se o Seixal, com 291 infetados, o Barreiro, com 188, a Moita, com 129 e o Montijo, com 116. Depois, num grupo onde a incidência ainda não fez ultrapassar a centena de casos, vêm Setúbal, com 83 doentes, Sesimbra com 29, Palmela com 24 e Alcochete com 23.
Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal a DGS refere sete casos em Alcácer do Sal (a câmara municipal diz que não existe nenhum doente ativo e aponta para seis recuperados), 11 em Grândola (o município diz que tem quatro doentes ativos e 11 recuperados) e 17 casos em Santiago do Cacém (a autarquia diz que são três ativos e 12 recuperados).
Por regiões, ainda de acordo com as estatísticas da DGS, há hoje 16.596 doentes e 725 mortos no Norte. No Centro são 3664 os infetados e 233 os falecidos. Em Lisboa e Vale do Tejo o número de vítimas mortais subiu para 300 enquanto os contagiados são agora 9106. No Alentejo contam-se 251 pacientes e um morto. No Algarve os números mostram que já morreram 15 pessoas e que 358 estão com a doença. O mesmo número de óbitos tem os Açores, que apresentam ainda 135 casos positivos. Na Madeira não houve qualquer evolução, mantendo-se os 90 doentes e nenhum falecido.
Por fim, a DGS diz ainda que o número total de infetados no país é hoje de 30.200 pessoas. Já morreram, desde o início da pandemia, 1289 doentes. Nos hospitais estão internados 576 pacientes, dos quais 84 em unidades de cuidados intensivos. Os recuperados são já 7590.