Na região há agora 251 doentes reconhecidos pela DGS. O desconfinamento não está a trazer grandes alterações aos números da pandemia no Alentejo.
As boas notícias de hoje sobre a pandemia de Covid-19 no Alentejo referem-se ao concelho de Moura, onde mais quatro pessoas foram dadas como curadas. Na região a doença, mesmo com as medidas do final do desconfinamento, que levaram mais pessoas para as ruas, o número de infetados quase que se tem mantido inalterado. Hoje são 251, apenas mais um que na véspera.
O relatório diário da Direção Geral de Saúde (DGS) refere que em Moura existem, hoje, 71 casos ativos. Esse valor é, no entanto, totalmente contrariado pela câmara municipal, que na sua habitual publicação online sobre o ponto da situação refere ter agora 26 doentes ativos, 54 já recuperados e ainda 53 pessoas sob vigilância.
No segundo lugar da lista dos concelhos com mais casos, surge Évora, com 24. Depois, sem qualquer alteração, seguem-se Beja e Serpa, ambos com 14. O relatório diz ainda que há nove doentes em Almodôvar e outros tantos em Elvas. Vendas Novas e Odemira, dizem as autoridades nacionais de saúde, têm oito casos cada. A Câmara Municipal de Odemira esclarece, no entanto, que apenas são três os doentes ativos, havendo cinco recuperados e mais cinco pessoas a serem vigiadas clinicamente. Montemor-o-Novo e Reguengos de Monsaraz têm sete doentes, sendo que neste último concelho a autarquia não reconhece a existência de qualquer caso ativo e apenas informa ter contabilizado oito recuperações. Portalegre e Portel não registam qualquer alteração, mantendo os seis infetados cada, e Cuba permanece com quatro.
Nos concelhos do Alentejo integrados no distrito de Setúbal a DGS refere sete casos em Alcácer do Sal (a câmara municipal diz que não existe nenhum doente ativo e aponta para seis recuperados), 11 em Grândola (o município diz que tem quatro doentes ativos e 11 recuperados) e 17 casos em Santiago do Cacém (a autarquia diz que são três ativos e 12 recuperados).
Por regiões, ainda de acordo com as estatísticas da DGS, há hoje 16.596 doentes e 725 mortos no Norte. No Centro são 3664 os infetados e 233 os falecidos. Em Lisboa e Vale do Tejo o número de vítimas mortais subiu para 300 enquanto os contagiados são agora 9106. No Algarve os números mostram que já morreram 15 pessoas e que 358 estão com a doença. O mesmo número de óbitos tem os Açores, que apresentam ainda 135 casos positivos. Na Madeira não houve qualquer evolução, mantendo-se os 90 doentes e nenhum falecido.
Por fim, a DGS diz ainda que o número total de infetados no país é hoje de 30.200 pessoas. Já morreram, desde o início da pandemia, 1289 doentes. Nos hospitais estão internados 576 pacientes, dos quais 84 em unidades de cuidados intensivos. Os recuperados são já 7590.