Subiu para 259 o número de pessoas infetadas no Alentejo

Os números gerais da região quase não têm oscilado na última semana. Moura, o concelho mais afetado, está a iniciar uma lenta recuperação.

Aumentou para 259 o número de pessoas infetadas com Covid-19 no Alentejo. Continua apenas a existir registo de uma morte. Este aumento, de dois casos, foi anunciado hoje pela Direção Geral de Saúde (DGS) e está dentro dos valores normais para o país, onde a curva da pandemia tem vindo a achatar, com exceção para a região de Lisboa e Vale do Tejo.

Os números do relatório de situação diária da DGS mostram que há hoje 71 doentes contabilizados no concelho de Moura (a Câmara Municipal local diz que são 25 ativos, 55 recuperados e 52 pessoas em vigilância médica). Évora tem 25 doentes, Beja 15 e Serpa 14. Depois segue-se Odemira, que de acordo com a entidade de saúde pública nacional terá dez casos ativos, mas que a edilidade refere ter cinco doentes confirmados, três recuperados e mais cinco pessoas em vigilância. Em Elvas existem nove doentes confirmados e Almodôvar, Vendas Novas e Montemor-o-Novo serão oito. No concelho de Reguengos de Monsaraz o relatório da DGS faz referência a sete doentes, embora a câmara local diga que apenas tem registo de oito pessoas que já estão recuperadas da doença. Portalegre e Portel mantém os seis casos positivos e Cuba regista quatro.

Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal há, de acordo com a DGS, sete doentes em Alcácer do Sal, 11 em Grândola e 17 em Santiago do Cacém. A Câmara Municipal de Alcácer do sal diz não ter doentes ativos e assinala a recuperação de oito pessoas. A de Grândola refere três casos positivos ativos, 13 recuperados e cinco pessoas sob vigilância médica. Por fim, a autarquia de Santiago do Cacém diz que tem um doente efetivo e 14 recuperados.

Por regiões, existem hoje 16.725 doentes e 769 mortos no Norte. No Centro há 3728 infetados e 237 mortos. Em Lisboa e Vale do Tejo o número de casos positivos ativos é de 10.643 e o de vítimas é de 346. Já no Algarve o número de pacientes é agora de 366, mantendo-se os 15 falecimentos. Também com 15 mortos estão os Açores, que ainda registam 135 doentes. Por fim, na Madeira, não há mortos e o número de infetados são 90.

A DGS diz ainda que no país existem hoje 31.946 casos positivos ativos. Até agora morreram 1383 pessoas. Há 529 doentes internados, sendo que 66 estão em unidades de cuidados intensivos. O número de pessoas recuperadas subiu para 18.911.