Número de infetados na região mantém-se nos 259

Pelo segundo dia consecutivo o número de infetados com Covid-19 no Alentejo é de 259. Os dados são da Direção Geral de Saúde (DGS), que referem ainda que em toda a região, desde o início da pandemia, apenas morreu uma pessoa.

O Alentejo acompanha assim a tendência de abaixamento dos números da pandemia verificada em quase todo o país (a exceção é a região de Lisboa e Vale do Tejo). Mas, se o número de infetados parece estar a estabilizar (hoje, em todo o país, verificou-se um aumento de 0,9 por cento em relação a sábado), já a incidência sobre os grupos etários está a alterar-se. Agora, o Covid-19 já não é um quase exclusivo dos mais idosos e ontem, conforme diz a DGS, registou-se a segunda morte de uma pessoa com idade compreendida entre os 20 e os 29 anos.

A DGS diz ainda que se mantém os 71 doentes em Moura, o concelho afetado em toda a região. A câmara municipal, no entanto, refere que apenas tem 25 doentes com o vírus ativo. Diz também que conta com 55 pessoas já recuperadas e que existem 38 outras que estão sob vigilância.

Évora tem 25 casos confirmados, Beja tem 15, Serpa 14 e Elvas e Odemira têm dez cada. Em relação a este último concelho, de acordo com os números da autarquia, existem cinco casos confirmados, três recuperados e cinco pessoas sob vigilância.

As estatísticas da DGS dizem ainda que há oito casos em Almodôvar, em Montemor-o-Novo e em Vendas Novas. Em Reguengos de Monsaraz serão sete os infetados, número que é contrariado pela autarquia, que refere não ter ninguém com o vírus ativo e que contabiliza oito doentes recuperados. Nos concelhos de Portalegre e Portel contam-se seis doentes em cada e em Cuba são quatro.

Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal, contam-se, de acordo com a DGS, sete casos em Alcácer do Sal, 11 em Grândola e 18 em Santiago do Cacém. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal diz que não tem doentes ativos e que registou oito casos de recuperações. A autarquia de de Grândola refere, por sua vez, que tem três casos ativos, 13 recuperados e cinco pessoas em vigilância. Por fim, em Santiago do Cacém, a edilidade refere que tem apenas um caso de vírus em atividade e 14 casos de pessoas já recuperadas.

Por regiões o Norte tem hoje 16.760 doentes e 784 mortos. O Centro contabiliza 3744 infetados e 238 vítimas mortais. Em Lisboa e Vale do Tejo os casos de pessoas com o vírus ativo é agora de 11.142 e os óbitos ascendem a 357. No Algarve os pacientes são 370 e os mortos 15. Nos Açores contam-se 135 infetados e 15 óbitos. Na Madeira mantém-se os 90 casos positivos e nenhuma morte.

Portugal conta hoje com 32.500 doentes com Covid-19. O número de pessoas que já recuperaram da maleita é de 19.409. Morreram, até agora, 1410 pessoas. Nos hospitais estão internados 474 pacientes, dos quais 64 estão em unidades de cuidados intensivos.