PSD quer que Governo resolva carências no Garcia de Orta

Os deputados sadinos enviaram um questionário a Marta Temido onde apontam falta de recursos humanos e equipamentos desadequados.

Os deputados do PSD eleitos por Setúbal remeteram, esta semana, à ministra da Saúde um documento onde tecem críticas ao funcionamento do Hospital Garcia de Orta, que serve os concelhos de Almada e Seixal e que, no entendimento dos sociais-democratas, é deficitário em pessoal e também em instalações.

No documento enviado a Marta Temido, os deputados do PSD dizem que o Garcia de Orta não possui, por exemplo, espaço suficiente para que os profissionais que lá trabalham possam cumprir as recomendações de distanciamento de segurança.

Depois, os signatários do documento dizem também que as equipas de urgência do hospital são diminutas. Afirmam que foram dispensados prestadores de serviços ainda antes de ser declarada a pandemia de Covid-19 e que, mais tarde, “foram chamados médicos de outras especialidades, que habitualmente não fazem urgência geral, para fazerem urgência com os profissionais de Medicina Interna”.

“Os balneários do hospital, que estavam totalmente degradados, não reunindo as mínimas condições de utilização pelos profissionais de saúde, estão a ser alvo de obras de requalificação. Porém, face ao número de utilizadores, continuam a ser necessários mais balneários”, dizem ainda os deputados sadinos do PSD.

Por fim, os interlocutores querem ainda saber para quando se prevê a construção do edifício de ambulatório do hospital, que serve uma população de mais de 333 mil pessoas.