O número de doentes sinalizados pela DGS é hoje de 282. No país mantém-se a tendência das duas últimas semanas, com a maior incidência de novos casos a ocorrer na zona da AML.
Não existem alterações significativas na evolução da pandemia de Covid-19 no Alentejo. Os números de hoje da Direção Geral de Saúde (DGS) referem que há apenas mais um caso na região, ascendendo os mesmos a 282. O número de vítimas mortais, que ontem subiu para dois, permanece inalterado.
A DGS faz referência a 69 casos em Moura, 30 em Évora, 22 em Beja, 14 em Serpa, 11 em Portalegre, dez em Elvas, nove em Vendas Novas, oito em Almodôvar e Montemor-o-Novo, seis em Portel e Reguengos de Monsaraz e quatro em Cuba.
Alguns destes valores não são, contudo, confirmados pelos municípios. Em Moura a Câmara Municipal diz que tem apenas dois doentes com o vírus ativo, que existem 78 recuperados e que duas outras pessoas estão sob vigilância. Odemira, por sua vez, reporta seis doentes efetivos, cinco recuperados e 27 acompanhamentos. Por fim, em Reguengos de Monsaraz, não há registo de casos com o vírus ativo e apenas se contam oito pessoas já recuperadas.
Nos concelhos do distrito de Setúbal pertencentes ao Litoral Alentejano, os números não sofreram alterações face à véspera. A DGS diz que há nove casos em Alcácer do Sal, 11 em Grândola, 19 em Santiago do Cacém e seis em Sines. Os municípios, no entanto, apresentam uma leitura diferente. Assim, Alcácer do Sal diz que tem três doentes efetivos e oito recuperações. Em Grândola os doentes serão três, contando-se também 13 pessoas já recuperadas e mais cinco que se encontram sob vigilância. Em Santiago do Cacém a autarquia diz que existe apenas uma pessoa com o vírus ativo, enquanto 15 outras são dadas como recuperadas. Por fim, em Sines, são reconhecidos três doentes com Covid-19 e dois outros já recuperados.
Por regiões constata-se que o Norte tem 17.078 casos e 812 mortes. No Centro são 3874 os doentes e 246 as vítimas mortais. Em Lisboa e Vale do Tejo, região onde a doença continua a progredir diariamente com cerca de 90 por cento de todos os novos casos declarados, a DGS confirma 14.828 infetados e 427 falecidos. No Algarve há 395 pacientes e 15 óbitos. O mesmo número de falecimentos tem, de resto, os Açores, que contam também com 143 casos positivos. Por fim, na Madeira, existem os mesmos 90 casos e nenhum óbito.
Os restantes números diários da DGS dizem que o número de casos identificados é agora 36.690. Há 419 internados, dos quais 73 em unidades de cuidados intensivos. O número de mortes é 1517, enquanto os recuperados ascendem a 22.669.