COVID19 não trava o investimento público da Autarquia do Seixal no concelho

Apesar dos inúmeros constrangimentos causados pelo COVID19, e dos seus impactos sobre a nossa sociedade, podemos afirmar que no Concelho do Seixal os investimentos em obras e melhorias que já estavam programados pela Câmara Municipal do Seixal para este período, continuaram a ser realizados e a avançar, graças à capacidade financeira da Autarquia, fruto da excelente gestão concretizada que nos permite acomodar uma redução das receitas em 2020 na ordem dos 13,7 milhões de euros.

Consideramos que o investimento público é essencial enquanto resposta às consequências da pandemia, tendo o Governo e as Autarquias essa enorme responsabilidade de concretizar estes investimentos, de modo a alavancar a economia e o emprego. Assim e apesar da redução da receita esperada, decidimos manter todos os investimentos, como sejam os novos projetos de requalificação da frente ribeirinha de Amora e Seixal que contemplam a execução de 2 centros náuticos. Vamos ainda lançar a obra de regeneração do núcleo urbano antigo de Arrentela, e avançar com os projectos dos núcleos de Amora e Aldeia de Paio Pires, para além de 2 novos parques verdes em Corroios, a 1ª fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade e o Parque Urbano de Miratejo.

Em todas as freguesias do concelho temos em concretização e programados projetos de grande envergadura. São 132 projetos e mais de 76 milhões de euros de investimento, distribuídos pelas seis freguesias. A construção do lar de idosos de Fernão Ferro, cuja obra iniciou no final de fevereiro, continua a bom ritmo, tal como acontece com a construção do complexo desportivo de Santa Marta do Pinhal, a ampliação da Escola Básica da Quinta de Santo António na Amora, a ampliação da Escola Básica de Paio Pires, a Piscina Municipal de Paio Pires, o Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro, o Centro de Treinos do Amora FC ou os espaços exteriores do novo Centro de Saúde de Corroios. Preparamo-nos para inaugurar 2 novos pavilhões desportivos, o da Mundet no Seixal e o do Portugal Cultura e Recreio na Arrentela. As intervenções no espaço público, na rede viária, tal como a construção de passeios e passadeiras sobrelevadas, repavimentações e pinturas de vias, a criação de bolsas de estacionamento, remodelação das redes de abastecimentos de água, são alguns dos exemplos de tudo o que não parou durante a pandemia.

Continuamos à procura de investimento para o projeto do Arco Ribeirinho Sul, também conhecido por Lisbon South Bay, que irá qualificar a zona da Siderurgia Nacional com a criação de uma plataforma empresarial, industrial e logística, cujo primeiro grande investimento se prepara para ser concretizado em 2021 com uma nova fábrica da farmacêutica Hovione que irá ocupar quase 40 hectares. Estamos também a lançar um novo projecto, o Silk Road Lisboa, que pretende criar o maior parque tecnológico da região, em Amora, com uma área de 100 hectares, afirmando a centralidade do Concelho do Seixal no contexto do desenvolvimento económico da Região e da Área Metropolitana de Lisboa.

O investimento público do Governo também deve ser uma prioridade, no entanto o que temos assistido no Concelho e na Região é à sua inexistência, com especial destaque para o novo adiamento do Hospital do Seixal, o não prosseguimento do Metro Sul do Tejo, as obras paradas há 10 anos na Escola Secundária João de Barros, o amianto nas escolas, os 5 pavilhões desportivos escolares em falta, a necessidade de uma EB 23 em Fernão Ferro, a Esquadra da Divisão Policial do Seixal e Quartel da GNR de Fernão Ferro, a Estrada Regional 10 com a ponte Seixal-Barreiro entre muitos outros investimentos. Se alguns pensam que é por falta de dinheiro, desenganem-se, é mesmo por opção política: para os bancos falidos há sempre dinheiro, mas para as populações há só palavras.

A pandemia de covid-19 não nos obriga a mudar de rumo. Pelo contrário, obriga nos sim a fazer mais e melhor pela população, por si, por todos nós. Agora mais do que nunca o investimento público é decisivo para o futuro do Concelho, da Região e do País. Siga o nosso Concelho.

SIGA O NOSSO CONCELHO
Joaquim Santos
Presidente da Câmara Municipal do Seixal