“Mercado do Queijo, Pão e Vinho”, em Palmela, cancelado

O evento marcado para os fins de semana 27 e 28 de junho e 4 e 5 de julho foi cancelado. A iniciativa já tinha sofrido alterações consideráveis face a anos anteriores, mas a atual situação epidemiológica na AML levou mesmo ao cancelamento.

O tradicional Festival de Palmela que promove o queijo, o pão e o vinho já tinha sido transformado em Mercado e ia acontecer nos dois próximos fins de semana sem as habituais animações musicais e praça gastronómica, devido à situação de pandemia em que o país se encontra.

Apesar das alterações e das medidas tomadas, a última Resolução do Conselho de Ministros que aplica medidas excecionais na Área Metropolitana de Lisboa obrigou ao cancelamento do “Mercado do Queijo, Pão e Vinho”, uma iniciativa organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida. O evento tinha por objetivo comercialização e escoamento dos produtos endógenos, tentando compensar a inexistência do Festival do Queijo, Pão e Vinho.

Em nota à comunicação social, a Câmara de Palmela justifica o cancelamento com o imperativo para conter a transmissão comunitária do coronavírus e garante que a defesa da produção e dos produtores locais continua a ser um propósito da autarquia, bem como, a valorização do queijo, o pão e o vinho “enquanto recursos fundamentais de identificação territorial e de desenvolvimento económico-social, acreditando que em parceria se ultrapassarão obstáculos e caminhará para um futuro melhor.”