A doença continua a progredir no Alentejo, que tem agora nove mortes e 499 casos positivos.
O surto de Covid-19 declarado num lar de Reguengos de Monsaraz continua a fazer vítimas entre os utentes e funcionários. De quarta para quinta-feira, conforme revelou a Direção Geral de Saúde (DGS) morreram mais duas pessoas que ali contraíram a doença, elevando para sete as vítimas mortais pertencentes àquele concelho e para nove as que já se contabilizam em toda a região. Há também um total de 499 pessoas infetadas
Reguengos de Monsaraz, conforme referem as estatísticas da DGS, conta com um total de 125 casos positivos já confirmados, sendo de longe o concelho mais afetado. Segue-se Moura, onde no início da pandemia a situação esteve mais complicada, com 71 casos. Também em Évora, onde os números haviam estabilizado durante semanas na casa das duas dezenas de doentes, há agora o registo de 56 infetados.
Os dados estatísticos da DGS fazem referência a 21 doentes em Beja, a 15 em Odemira, 14 em Serpa, 11 em Elvas, dez em Montemor-o-Novo, nove em Portalegre, Redondo e Vendas Novas, sete em Almodôvar, seis no Crato e em Portel, cinco em Ponte de Sor, quatro em Cuba e três em Aljustrel, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.
Nos quatro concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal há oito casos confirmados em Sines, 11 em Alcácer do Sal, 21 em Grândola e 23 em Santiago do Cacém.
Por regiões, o Norte tem agora 17.624 doentes e 819 mortes. No Centro contam-se 4121 infetados e 249 falecidos. Em Lisboa e Vale do Tejo o número de pacientes é já de 19.656 e o de óbitos subiu para 480. No Alentejo há hoje 499 casos positivos confirmados e nove mortes. No Algarve os doentes são 639 e as mortes 15. Nos Açores contabilizam-se 151 infetados e também 15 falecimentos. Na Madeira não há registo de mortos causados pela doença, havendo 92 pessoas com o vírus ativo.
A escalada da doença mede-se igualmente pelo número de pessoas internadas e pelas que, devido à gravidade do seu estado de saúde, estão em unidades de cuidados intensivos. As primeiras são agora 510, enquanto as segundas ascendem a 77. O total de casos positivos no país confirmados pela DGS é de 42.782, sendo os recuperados 28.097. Ao todo já morreram 1587 pessoas.




