Semmais Alentejo já está nas bancas

Dá-se pelo nome de agricultura regenerative. Nesta edição damos-lhe a conhecer um processo que começa a ganhar grande expressão em todo o Alentejo e que pode ser um contrapeso às culturas intensivas.

Em entrevista, José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos e líder da CIMAC, passa em revista a estratégia de desenvolvimento do Alentejo Central.

Há espécies piscícolas a invadir as águas interiores do Alentejo. Uma ameaça para as colónias de peixes autóctones e não só. Leia a nossa reportage e fique a saber quais são essas espécies e que perigos acarretam.

Numa região desfalcada de serviços básicos, há sempre quem arrisque. Conheça a história de sucesso do “Barbeiro da Vila”, o negócio montado por João Silva que, todos os dias, pega na sua barbearia ambulante e percorre várias aldeias do concelho de Beja.

Na edição de julho, falámos com deputados da região que puseram em cima da mesa as reivindicações mais acesas a ter em conta nos tempos que correm.

No setor dos negócios, estão para chegar as uvas sem grainha biológicas numa parceria entre o Grupo Jerónimo Martins e a Herdade de Vale da Rosa, de Ferreira do Alentejo.

Em quatro décadas, as garvonesas passaram de 20 para 500 exemplares. São antigos animais de trabalho que, com a chegada dos exemplares para abate, viram a subsistência ameaçada. Um antigo médico de Santana da Serra iniciou o processo de recuperação da raça. Hoje, aguarda-se a certificação para atrair novos produtores.

No desporto, os trilhos serranos de Portalegre estão a ser palco de um programa que reforça na cidade o título de capital do “Desporto Aventura”.

Já na área da cultura e lazer há uma mão-cheia de ações culturais e desportivas que invadem o concelho de Elvas, como um sinal de esperança, em tempo de pandemia.

A Barragem de Montargil, em Ponte de Sor, continua a ser um motor que atrai turistas à região. Há muito para desfrutar nesta Albufeira alentejana.

 

Boas Leituras, esta semana também em papel.

Obrigada pela confiança. Proteja-se, nós informamos!