Alunas do Feijó premiadas por trabalho sobre campos eletromagnéticos e saúde

Os Jovens da Escola Secundária Romeu Correia participaram na 11ª edição da MEDEA.

Uma equipa de alunos da Escola Secundária Romeu Correia, no Feijó, em Almada, foi distinguida com uma menção honrosa na décima primeira edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

A equipa “Romeu e Julietas” é composta por cinco mulheres – Maria Madalena Montez, Matilde Borralho, Leonor Teixeira, Bárbara Capelo e Rita Lopes -, sob a coordenação do professor José Fanica. Este grupo de alunas optou por efetuar um questionário para apurar a opinião da população sobre os campos magnéticos que nos rodeiam, confrontando esses dados com os valores das medições realizadas – todos abaixo dos valores de referência recomendados.

A equipa vencedora do Projeto MEDEA é composta por alunos do 12.º ano de Física da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa.

Os vencedores foram conhecidos numa cerimónia realizada por videoconferência e que contou com a presença de representantes da REN, SPF e das equipas vencedoras. A entrega de prémios presencial irá decorrer dia 5 de setembro de 2020, na cerimónia de encerramento da FÍSICA 2020 – 22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realiza no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.