O surto na Lisnave subiu para 12 casos de infecção, entre os trabalhadores das obras, disse hoje o subdirector Geral da Saúde na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia de Covid-19.
Diogo Cruz afirmou que, dos 72 trabalhadores testados até agora, 12 estão positivos e estão entre os que trabalham nas obras de reparação de navios. No navio Atlantic Orchard, em reparação no estaleiro da empresa, a tripulação foi testada e não está infetada, adiantou.
Há mais de uma semana, dois técnicos que se encontravam a bordo do navio Atlantic Orchard, ao serviço do armador, começaram a apresentar sintomas da Covid-19, fizeram os testes e o resultado foi positivo”, disse à Lusa o porta-voz da Lisnave, Humberto Bandeira.
“Estes dois técnicos terão sido contaminados por um outro técnico que, entretanto, já tinha abandonado o navio”, acrescentou Humberto Bandeira, salientando que de imediato foram realizados testes a toda a tripulação e a cerca de uma dezena de trabalhadores do estaleiro, em Setúbal, que tinham estado em contacto com o navio.
Segundo o porta-voz, os testes realizados permitiram detetar que havia mais um tripulante contaminado. Foi também detetado um trabalhador do estaleiro com covid-19, mas que, segundo a Lisnave, terá sido contaminado em ambiente familiar, pelo que, no total, foram detetados cinco casos de Covid-19.
“Os trabalhadores do estaleiro que tiveram testes negativos vão fazer novos testes, para confirmação do resultado, durante a próxima semana”, frisou, reiterando que a empresa continua a laborar normalmente e a cumprir todas as regras de prevenção da propagação da pandemia estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde.
“Temos controlo da temperatura à entrada do estaleiro, máscaras e afastamento”, sublinhou Humberto Bandeira.