Cerimónia teve lugar no Barreiro, com a presença do ministro da Educação. Medida vai abranger 30 municípios e custa 60 milhões de euros.
As câmaras municipais de Portalegre e Aljustrel assinaram, na segunda-feira, no Barreiro, com o Ministério da Educação, os acordos de colaboração para remoção de amianto nas suas escolas.
Em Portalegre, que se fez representar pela presidente da autarquia, Adelaide Teixeira, acordo assinado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues abrange a Escola EB 2, 3 José Régio. Esta escola integra um “pacote” de 578 edifícios escolares a nível nacional, estando previsto um investimento global de 60 milhões de euros provenientes de fundos comunitários e tendo o sido apontado o dia 31 de outubro como data limite para o lançamento dos concursos.
A Câmara Municipal de Aljustrel fez-se representar pela vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Conceição Parreira. A intervenção, que será levada a cabo no Agrupamento de Escolas de Aljustrel, será financiada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, procedendo-se à remoção total de coberturas que contém amianto, e que serão substituídas por novas e com recurso a materiais de construção que melhorarão a qualidade do edificado escolar.
Na cerimónia que prevê a intervenção em escolas de 30 municípios, estiveram também presentes a secretária de Estado da Educação, Susana Amador e o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.